Simplesmente ESPETACULAR, foi o que achei desta prova e desta experiência. Começo assim o rescaldo, pois foi mesmo aquilo que achei de El Anillo. Apesar de algumas (muitas) lacunas por parte da organização, o percurso no que toca à prova de Age Groups estava fantástico.
Eu, o Miguel, o José Mário Ribeiro e o Joel Machado, chegámos a El Anillo pelas 14h de Sexta-feira dia 29 de Abril. O nosso "chefe de equipa" foi tratar do resto dos pormenores das inscrições, e os restantes três fomos conhecer o percurso onde se desenrolaria o ciclismo em BTT. Eu e o José Mário para o triatlo e o Miguel para no Domingo participar o Duatlo Ibero-Americano. Desde logo percebemos que o percurso era extremamente técnico. Tinha muita pedra, lama e era na sua maioria percorrido em single-track, o que ia dificultar e muito as ultrapassagens. Encontramos outros portugueses que tal como nós se deslocaram à terra vizinha para darem o seu melhor no campeonato do mundo. Tivemos ainda tempo para dar uma olhadela no percurso de corrida. Foi tempo de nos dirigirmos para o "Hostel" e descansar para a prova do dia seguinte.
No sábado, 30 de Abril, às 9.25h deu-se a partida do Age-Group 40-44 anos, onde estava o José Mário que terminou a prova em 1h 47min e 40 seg, ocupando a segunda posição no seu Age-Group logo atrás do espanhol Fernando Millan. Ás 13.25h foi tempo da partida do meu Age-Group (18-19 anos), onde estavam 3 portugueses. Após os 1000m de natação, os 20km de BTT e os 6km de corrida (também esta com muita lama) os portugueses ficaram em lugares de destaque. João Ferreira foi o grande vencedor, seguido de Diogo Rosa e eu, o outro português, terminei em 7º lugar. Podia ter melhorado e muito o tempo final, se não se tivessem misturado os age-groups, originando uma enchente no percurso de BTT, o que fez com que perdesse tempo tentando ultrapassar outros triatletas, mas isso não é desculpa e estou satisfeito com o meu resultado e com o resultado dos outros portugueses. Resta dizer que a Believe se portou muito bem no BTT, entrou para lá branca e saiu castanha. Menos bem se portaram os meus músculos da perna direita, que a 500m da meta, me pregaram uma cambra enorme, que me obrigaram a parar e a arrancar novamente, perdendo alguns segundos. Quanto ao percurso, não há palavras, foi fantástico, e a chuva aguentou-se sem cair.
Resultado Final:
- 7º Lugar no Age-Group 18-19 anos
- Natação: 16min 19seg
- BTT: 1h 15min 26seg
- Corrida: 27min 38seg
- Soma das transições: 2min 52seg
- Tempo Total: 2h 2min 15seg
No Domingo foi dia do Duatlo Ibero-Americano, no qual eu também iria participar, mas devido ao musculo da perna direita, não quis arriscar uma lesão grave que me poderia prejudicar na minha vida desportiva e académica e preferi jogar pelo seguro. Quem participou foi o nosso Miguel Silva. Fez uma primeira corrida excelente, bem como a primeira volta de BTT, liderava o seu escalão, até que perdeu o gel que lhe garantia a nutrição necessária até ao final da prova e tudo se perdeu, foi mesmo até dos últimos a chegar no BTT e fez a ultima corrida mesmo a aguentar. Valorizo imenso o seu esforço, porque apesar de tudo não desistiu, acabou a prova. E tal como todos os humanos, aprende-se com os erros, e aposto que com este o Miguel vai aprender mesmo e treinar, visto (na minha opinião) ter potencial para ser um dos melhores duatletas portugueses.
Resta-me finalmente agradecer a todos os que me ajudaram a atingir este objectivo e esta experiência de vida, porque sem eles nada era possível:
- Externato Cooperativo da Benedita (em especial ao Professor Joel Machado)
- Associação Académica da Guarda
- Pastelaria "O Diamante"
- Rádio Hiper FM
- Cofides
- Benebike
- Oxygen Bikes
- KZ publicidade
Fotos, publicarei quando tiver recolhido todas. Até breve.
Parabéns pelo grande desempenho desportivo!
ResponderEliminarAinda só és júnior :-)
Um abraço.
Parabéns pelo resultado, é sempre motivo de orgulho representar as cores nacionais.
ResponderEliminarObrigado :)
ResponderEliminarGrande Ricardo!
ResponderEliminarQuanto tiver as fotos envio! Abraço ;)
Diogo Rosa
Parabens pelo excelente resultado!
ResponderEliminarE não esquecer que o campeão do mundo em sub 23 é o Galito Hugo Ventura, é so para lembrar :))
É verdade. :)
ResponderEliminarMuito obrigado